segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Evangelizar - O que eu aprendo com Ester?


Nesses últimos dias Deus me chamou a atenção para o livro de Ester, resolvi estuda-lo e a cada capitulo fui descobrindo dicas preciosas que hoje quero compartilhar com vocês!

Ester, como a maioria já sabe, foi uma linda rainha usada por Deus para salvar o povo Judeu.

E nós também fomos chamados para salvar um povo, um povo que não conhece o amor de Jesus, um povo que não reconhece a grandeza de Deus, e muitas vezes esse "povo" que precisamos levar a salvação está dentro das nossas casas, ou são os nossos amigos: de escola, trabalho, faculdade, que temos tanta dificuldade de evangelizar. 

Deus me revelou no livro de Ester, chaves fundamentais para levar a salvação a essas pessoas tão próximas de nós, separei em três tópicos:

 - A primeira chave importante é: NÃO fugir do chamado - Ester 4:8


" Deu-lhe também uma cópia do decreto que falava do extermínio, que tinha sido anunciado em Susã, para que ele o mostrasse a Ester e insistisse com ela para que fosse à presença do rei implorar misericórdia e interceder em favor do seu povo."


Ester foi chamada para interceder pelo seu povo, foi chamada para que eles fossem salvos da morte.

Se fizermos um comparativo com nossa realidade esse chamado é para todos nós, pois sabemos que a salvação vem por meio de Jesus e nos foi deixada uma ordem na palavra de Deus: 


"E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas" - Marcos 16:15


Quando entendo que EU sou chamado(a), para anunciar o evangelho, entendo também que a minha primeira missão é evangelizar por onde eu passar, e quando aceitamos esse chamado e NÃO fugimos e Senhor honra a nossa fé, assim como fez com Ester.


- A segunda coisa que aprendemos com Ester é: Não devemos fazer nada com as nossas forças, precisamos jejuar, orar e nos deixar ser guiados(as) pelo Espirito Santo - Ester 4:15-16


"Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu: Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei". 


Ela mais uma vez nos mostra a sua sabedoria, ela primeiramente buscou ao Senhor com jejum e oração, e assim devemos fazer, como Jesus nos ensina também na sua palavra:

"Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" - Zacarias 4:6

Quem faz a obra de conversão é o Espirito Santo de Deus, mas precisamos fazer o nosso papel de evangelização, e junto com ele orar, jejuar e interceder para que o Espirito de Deus possa completar a conversão, não podemos nos precipitar em atitudes e palavras.

Ester foi guiada pelo Espirito Santo, soube a hora certa de falar e não se precipitou, e enquanto ela ainda estava calada apenas em jejum e oração, o Senhor incomodou o rei e começou a trabalhar no coração dele para que mais tarde o povo pudesse ser salvo. 

- A terceira coisa que Ester nos ensina é: Devemos permanecer, nos posicionar, sermos fortes e corajosos - Ester 7:1-4


" Então o rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester, e enquanto estavam bebendo vinho no segundo dia, o rei perguntou de novo: Rainha Ester, qual é o seu pedido? Você será atendida. Qual o seu desejo? Mesmo que seja a metade do reino, isso lhe será concedido. Então a rainha Ester respondeu: Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo.Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei". 


No momento certo, Ester não se calou ela foi corajosa e disse o que deveria ser dito para que o seu povo fosse salvo, existem verdades que precisam ser ditas e nos não podemos ser indiferentes a elas.

Nos também precisamos ser corajosos, não podemos temer, quando chegar o momento precisamos permanecer e não nos calar, o evangelho de Cristo será anunciado por aqueles que não temem, pois vão acontecer criticas, vai existir zombaria, mas não podemos desistir devemos ser corajosos pois o Senhor está conosco assim como estava com Paulo:

"Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade."- Atos 18:9-10


 E se assim procedermos vamos receber a vitória, assim como Ester, poderemos levar a salvação ao nosso povo!

Que Deus abençoe !










Nenhum comentário:

Postar um comentário